Bem estar e qualidade de vida no trabalho – por que isso é tão importante?

15/05/2019 por PolloShop

 

Você considera o seu ambiente de trabalho harmonioso ou caótico? A resposta para esta questão está diretamente ligada à qualidade de vida onde você exerce suas atividades profissionais. Esse fator passou a ser um dos maiores desafios no meio corporativo, e isso não está, apenas, relacionado ao clima organizacional. Engloba a um conjunto de ações que determinada empresa adota para melhorar o grau de satisfação do colaborador, por isso, é fundamental que as pessoas se sintam reconhecidas, motivadas e respeitadas dentro da organização.


PAPEL DA EMPRESA

Confira 5 fatores que a empresa precisa prestar atenção para se ter qualidade de vida no trabalho:

1. SALÁRIO

O salário é um dos principais requisitos para que o profissional sinta-se realizado em seu trabalho. Por isso, é importante que a instituição reconheça as atividades executadas e os remunere de uma maneira justa.

 2. FEEDBACK

Reconhecer o trabalho do colaborador é fundamental. Elogie as ações bem executadas, e sempre dê feedbacks, sejam eles construtivos ou positivos. A falta de um retorno ao funcionário pode deixá-lo sem saber qual direção seguir.

 3. BENEFÍCIOS

Os benefícios extras dão um “up” na motivação do profissional, são essenciais para manter a satisfação de funcionários com suas empresas. Podem variar entre planos de vantagens, a prêmios e bônus financeiros.

 4. AMBIENTE AGRADÁVEL

Locais que o profissional vive sob pressão e estressado são prejudiciais à saúde psíquica do colaborador. Um clima organizacional harmonioso, com bons relacionamentos entre colegas de equipe, é muito importante para evitar conflitos e desgastes desnecessários.

 5. OPORTUNIDADES

A empresa pode contribuir no crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, incentivando a aprimorarem suas habilidades profissionais. Com isso, a instituição pode apresentar aos funcionários um plano de carreira, auxiliando nos objetivos que pretende alcançar.

 

PAPEL DO COLABORADOR

Embora as empresas sejam as grandes responsáveis em promover e garantir a qualidade de vida no trabalho, também cabe ao funcionário contribuir com algumas atitudes e comportamentos para manter o ambiente de trabalho mais leve, harmonioso e motivacional. Confira algumas dicas:

1. PRAZOS

Fique atento a sua demanda de entrega de trabalho, e evite atrasos, isso pode gerar questionamentos sobre o seu desempenho na empresa. Além disso, pode atrapalhar seus argumentos caso queira reivindicar melhores formas de trabalho.

Seja organizado, adote o hábito de deixar anotado em um papel ou em alguma plataforma online as atividades que você precisa cumprir no dia.

 2. TRABALHE EM EQUIPE

Mantenha boas relações com os colegas da organização. Isso ajuda a ter um ambiente mais favorável para a execução das atividades do trabalho. Saiba trabalhar com opiniões diversas, além de expor seus posicionamentos respeitosamente. Realize também, entre a equipe, trocas de experiências e habilidades profissionais.

 3. FUJA DAS FOFOCAS

Nossa dica é: não se envolva em fofocas. Isso pode gerar um clima pesado no ambiente de trabalho e influenciar de forma negativa a produtividade pessoal e da equipe.  Evite conversas fúteis, indiretas, confusões, problemas e inimizades com os colegas de trabalho.

 4. COMUNIQUE-SE

Saiba se expressar! Deixe bem claro as opiniões e dúvidas a respeito das questões discutidas e sempre que possível sugira melhorias nos processos da empresa quando sentir que são necessárias. Esteja também, antenado às tendências de mercado, compartilhando novidades em busca de um trabalho melhor.

5. EQUILÍBRIO PESSOAL

Na maioria das vezes, a vida fora do trabalho também reflete nos resultados profissionais. Por isso, tente manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a saúde física e emocional e o bem-estar individual e coletivo são as chaves para o desenvolvimento, produtividade, satisfação e o sucesso em todas as esferas.

Busque momentos de lazer com família e amigos, pratique exercícios físicos e descanse o necessário que o seu corpo e mente exigem.

Prontos para trabalhar mais motivados e com qualidade de vida?

 

Bem estar e qualidade de vida no trabalho – por que isso é tão importante?
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